Os rodízios industriais foram criados para atender à demanda de troca e manutenção recorrente dos equipamentos usados para transporte interno de cargas nas indústrias. O objetivo naquela época era apenas minimizar o custo no processo de produção.
O uso desse acessório foi tão bom que a produção atingiu outros setores como o de móveis, marcenaria, serralheria e comércio. Mas mesmo com toda a demanda pelo acessório, muitos lojistas ainda não sabem como escolher entre os diversos tipos de rodízio industrial.
Existem dois tipos de rodízio de borracha: macia e dura.
As borrachas macias costumam ser facilmente deformadas diante de obstáculos, o que torna melhor o amortecimento. Já para manobras isso é ruim, porque a maciez implica em maior resistência ao rolamento e dificuldade nas movimentações.
Por serem produzidas com enchimento negro de carbono, os rodízios industriais de borracha macia podem deixar marcas no piso. Além disso, por ser de material mais flexível, não é indicado para transporte de cargas pesadas, já que possui menor resistência e maior facilidade para desgastes e possíveis rasgos.